-
Arquitetos Paisagistas: Hanazaki Paisagismo
- Área: 1600 m²
- Ano: 2015
-
Fotografias:Demian Golovaty
-
Fabricantes: Vitali
Descrição enviada pela equipe de projeto. O terreno fica na encosta de uma praia na Ilhabela, ilha no litoral norte de São Paulo Brasil. Esta ilha é famosa pelo espírito engajado dos frequentadores que lutam pela preservação da Mata Atlântica nativa e por manter a atmosfera única e despojada da ilha.
O terreno íngreme, a vista para o mar e a arquitetura existente, foram os pontos de partida para o projeto. A ideia era recriar a mata ao redor da casa, de maneira que a construção ficasse totalmente inserida neste entorno, da forma mais harmônica possível.
Como é característico em nossos projetos, os caminhos e acessos são muito importantes. São eles que revelam e surpreendem a cada instante. E como a vegetação está em constante desenvolvimento, estes passeios são sempre uma surpresa e uma nova descoberta.
O acesso ao terreno foi o grande desafio, pois limitava o porte das árvores. E o porte das árvores era muito importante para garantir a sombra necessária para as espécies mais baixas. É um paisagismo tropical, o que dispensa podas de manutenção, porém, esta vegetação é muito exuberante, cresce muito, e por isso, demanda um cuidado especial e atencioso. O objetivo é deixar as plantas se desenvolverem sem perder o desenho original do projeto.
Outro destaque é a piscina escondida na vegetação com vista para o mar e a mesa embaixo do Chapéu de Sol.
Todos estes fatores contribuem para que este jardim seja um verdadeira obra de arte e uma experiência única.